Respostas das Questões Dissertativas
(um "apanhado geral"...)



Coloquei as respostas de todos os usuários (sem identificação), sem alterar os textos. Alguns não responderam todas as questões dissertativas. Relembrando, as perguntas eram:

  1. Alguma animação pareceu incoerente, no sentido da expressão do que a Alice parecia estar sentindo? (Em outras palavras, teve algumas animações que você realmente não gostou ou sentiu desconforto, no sentido visual?) Qual(is)? Por quê?

  2. Alguma animação chamou mais sua atenção, no sentido de que ela estava demonstrando claramente seus sentimentos? (Em outras palavras, teve alguma animação que você realmente gostou ou sentiu-se ``envolvido'', no sentido visual?) Qual(is)? Por quê?

  3. A Alice é um protótipo de cabeça falante. Se você fosse melhorar algo na movimentação dela (cabeça, olhos, sobrancelhas, boca, nariz, testa, bochechas), o que você faria primeiro? (Só não vale cabelo)

Vejamos, pois, o que os voluntários responderam...




Em B1, os olhos da Alice ficavam fugindo de maneira um tanto randômica.”

C1 me pareceu bem expressiva. O movimento rápido da cabeça em C1 me pareceu autêntico.”

A movimentação da boca. Quando a Alice "ironiza", a boca mantém-se igual. Aquela "puxadinha" para o lado realmente ajudaria a compor o visual. Também, as pequenas áreas vazadas quando ela move os olhos muito para baixo (ou para cima)”


Não.”

c1.avi”

Eu mudaria primeiro a movimentação da sobrancelha.”


Não.”

A animação d1, me pareceu uma típica cliente do banco vermelho contando o que aconteceu com ela durante o atendimento. Noto que depois que ela fala mal do gerente ela faz uma expressão de arrependimento, talvez ela se dá conta que a culpa não é dele, e sim do próprio banco.”

A boca.”


Nos vídos 'b' esperava ver a boca dela aberta. Inicialmente pensei que essa característica (mexer a boca) não estava implementada, mas depois vi que sim. Os movimentos da cabeça (pescoço) achei que ficaram um tanto quanto súbitos.”

A animação d5 realmente me envolveu! Até me lembrou o jeito irônico da prof. Ana Paula. :-)”

e prioritário seria os lábios superiores da boca. Em seguida, a expressão da testa. Todavia, de forma geral, os vídeos ficaram muito bons! CG não é a minha área de pesquisa, portando não estou muito familiarizado. Mas se tivesse que dar uma nota para o seu trabalho (no âmbito de TCC), certamente seria 10! Fiquei muito impressionado com a textura (ainda que esse não fosse o objetivo do trabalho). Parabéns do espaço ;-)”


Sim, as expressoes emocionais no vídeo d1 e d2 me pareceram difíceis de categorizar. Mas, talvez isso seja algo específico daquele tipo de expressao, pois também na consegui identifica-lo no video orginal (d), embora tenha chado um pouco melhor a expressao no vídeo.”

As animaçòes b1, c1, b2 e c2 me pareceram ótimas. Aliás, em geral achei as animaçòes x2 muito semelhantes as x1, achando em geral as x1 um pouco melhores (mas é algo intuitivo, nem sei dizer por que).”

As expressoes emocionais dos olhos e das sobrancelhas sao muito boas, mas o que atrapalha um pouco é que parece que o olho não é da Alice (como nao tenho conhecimento nenhum em Computacao Grafica, atribuo isso a diferenca de qualidade gráfica das diferentes partes do rosto). Quem sabe nao valeria apena dar um caprichada em todo o rosto para parecer homogeneo. Eu acho que adicionar voz também ajuda a melhorar a expressao emocional.”


Não, mas talvez alguns movimentos poderiam ser mais harmoniosos.”

A C1 ficou bem legal, expressa bem e os movimentos tão harmonicos. o A2 por ser um movimento somente tambem está muito bom”

Acho que falta as marcas de pele, tipo rugas quando franzi a testa, no mais tá bem realistico.”


A d2. Não consegui captar muito a emoção dela, nem o porque de alguns dos seus movimentos faciais. Ex: O "giro" que ela dá com olhos (na ordem: direita, cima, esquerda, centro)”

A A1 e a C1. Ela demonstrou claramente seus sentimentos. Através da expressão facial: movimento dos olhos e da boca e direção do olhar.”

Eu irei da oitava opção: "pele". :) Se enruga-se um pouco a pela dela (envolta dos olhos, testa e envolta da boca), isso daria um ar mais natural e real a ela.”


d2: movimentos muito rápidos e sem um contexto”

Sim, c2 pois os movimentos foram mais suaves e houveram movimentos labiais, oculares e acompanhando o movimento das sobrancelhas, voltando ao estado normal após o término do assunto, parece ter havido uma melhor harmonia no todo.”

Acredito que a movimentação labial, deveria abranger um pouco mais as buchechas e também maximizar a quantidade de formatos dos movimentos”


Não gostei muito do vídeo b1, pois a Alice praticamente olha para todas as direções (sul, centro, nordeste, leste, oeste, noroeste, nordeste) em intervalos de tempo muito parecidos. Inicialmente, também achei um pouco estranho o vídeo d2 pois a Alice olha no início muito para cima, mas interpretando que seja ironia, parece fazer mais sentido.”

Gostei muito dos vídeos a1, a2 (intrigada, desconfiada), c2 (pouco desconfiada, se desculpando) e d2 (ironizando). Os vídeos b2 (pensativa, preocupada) e d1 (planejando algo, pensantiva.. contando uma historia.) também estão muito bons. c1 (triste, magoada, com medo) está perfeito.”

Eu adicionaria no contexto, já que está bem próximo dos olhos, um aperfeiçoamento na movimentação das sobrancelhas e testa, depois partiria para parte inferior da face. Parabéns! Os resultados ficaram muito bons.”


O estilo do cabelo, protegendo as orelhas revela a pré-disposição de não ouvir. O cabelo está emplastado. O cabelo do estilo da cena inspiradora "b" é mais natural e suave. Mudando o cabelo da Alice e aparecendo , nem que seja as pontas das orelhas vai torná-la mais humana e simpatica.”

D2: pareceu-me expressar arrependimento.”

Cabeça: suavizr os movimentos. Estão muito mecanicos.”


Olhos (b1 e b2): simetria ao movimentar. Movimentam-se independentemente.”

Olhos (d1): abrir só um pouquinho quando fala.”

Parece haver confusão ao simular espanto ou medo com expressão de tristeza. Quando ela fala e mexe a cabeça foi uma surpresa. a pele dela é muito parada. Quando voce move a sobrancelha pode impactar em movimento da "pele" na testa e quando em emoções de medo abrimos mais os olhos isso afeta pouco em volta. Se ela abri-se um sorriso no video seria engraçado porque as bochechas não se movem....”


as animaçoes d1, d2 faltou um pouco mais de expressao facial como abertura e fechamento dos olhos.”

a melhor foi a c1”

nariz e bochechas”


As animações d1 e d2. Não consegui pegar o que ela deveria estar sentindo, e como o vídeo de exemplo d era muito curto (2s?), não tinha nem como tentar adivinhar. Nos outros vídeos todos dá pra perceber a emoção que ela 'tá sentindo, alguns de forma mais natural e outros menos -- mas neles todos isso está bem claro, o que não pareceu, pra mim, acontecer nos vídeos 'd'.”

Gostei bastante da a1 (mais do que da a2, na qual ela parece encerrar a animação quase sorrindo) e da b2. As duas c estão boas, mas de vez em quando tem o tal movimento brusco com o pescoço que eu comentei na questão 18, que foi o que mais me incomodou.”

Não sei se seria o mais importante, mas os dentes podiam se mexer junto com a boca enquanto ela fala. É que assim como está dá um efeito estranho, distrai do que é realmente importante ver (olhinhos, boca, etc). Outra coisa são os movimentos bruscos com o pescoço... dá uma impressão bem chata, "quebra o clima" mesmo.”


Acho que nas animações d1 e d2 as animações da feição da Alice não transmitem a mesma emoção do mamute. Ela parece meio zangada no início das animações d1 e d2”

As animações c1 e c2 são as melhores na minha opinião e estão mais de acordo com o sentimento que queriam transmitir. Além disso são as animações em que os olhos parecem estar mais simétricos, se tu prestar atenção principalmente nas primeiras animações não só os olhos não são iguais como uma pupila está mais pra baixo do que a outra, o que a deixa com uma expressão estranha em certos momentos.”

Acho que nas animações a1 e a2 para demonstrar raiva era melhor que ela mexesse mais músculos do rosto além da sobrancelha e dos olhos Na animação d1, o mamute parece estar resmungando, enquanto a Alice parece estar pensando/elaborando alguma coisa. A animação c1, por causa do movimento da cabeça e dos olhos para baixo. Os olhos de vez em quando dão "saltos". Eu suavizaria essesmovimentos. Também faria a cabeça inteira se mexer um pouco mais.”


Nenhuma animação me causou desconforto significativo (se fosse algo do tipo "suas cenas preferidas de acidentes sangrentos no trânsito", talvez causasse). Porém a falta de movimentação da face, dos músculos do rosto não permite que o modelo expresse os sentimentos de forma mais realista (principalmente nas primeiras 2 cenas, onde os lábios não se mexem.”

A animaçãoo C1 me pareceu a que melhor demostrou os sentimentos. A movimentaçãoo dos lábios, mesmo não sendo levada em conta na hora que se faz a análise do olhar, contribui para que se possa entender qual emoção o modelo quer expressar. Mesmo que os lábios expressem sempre a mesma sensação (um riso irônico, tipo o "coringa", inimigo do Batman), o fato de se mexerem e até mesmo da cabeça se inclinar, passam melhor a sensação. Comparando com todos os outros modelos: este modelo me pareceu mais fiel ao desenho no qual te inspiraste. O caso que mais se aproxima em materia de expressão (no meu ponto de vista, óbvio) é: um olhar estático, furioso. Porém nesse caso, o sorriso do Coringa impede que a emoção seja passada de forma adequada. Os outros vídeos, diria que estão bons, mas estão de acordo com os meus padrões arcaicos e desatualizados de NPCs de video game (Playstation 1, no caso).”

Por que não vale o cabelo? Bom, realmente se melhorasse todos os itens, ficaria perfeito. Eu melhoraria a movimentação labial, a inclinação das bordas dos lábios que sofrem alteraçãoo de acordo com as emoções (quanto mais extremas, mais a boca se abre ou se fecha). Resumindo, daria adeus para o "efeito Coringa" do modelo. Fora isso, como a boca está na parte central-inferior do rosto, quando se olha para os olhos, se vê a boca logo abaixo, por isso a movimentação labial me pareceu importante: por que, quando olhei para o rosto do modelo, assimilei a parte mais central da face. A sobrancelha tem uma leve movimentação que eu acho adequada. Se fosse melhorar, melhoraria a testa em conjunto. No nariz eu nao mexeria. São os narizes do Dumbo e do Pinóquio, na minha opinião, expressam emoções.”


a2. Acredito por ficar muito sem nenhuma movimentação (fiquei com medo...). Parece uma foto...do..”

b1 - Fiquei com pena dela. Me pegou de surpresa inclusive o fato de tentar imitar a expressão dela.”

Cabeça. Ter outros movimentos além de para baixo e para cima. Quem sabe alguma rotação (não necessariamente tão acentuado como da menina em "O Exorcista"), mas mesmo assim uma rotação. O mesmo serve para inclinação da cabeça. Resumindo movimentar mais a cabeça.”


b1, o movimento do olhos estava meio confuso, não parecia real.”

c1”

Movimento do pescoço, realmente parece que a cabeça esta voando.”


duas em especial, animacoes (c2) e (d2) principalmente a d2 onde os olhos voltavam muito rapidamente a um ponto central e foi utilizado em excesso a movimentacao ocular, outro aspecto é que quando falava, as mandibulas sempre pareciam estar fechadas... parece que ela fala apenas com os labios.. isso da um aspecto estranho. Em todas animacoes faltou o aumento e diminuicao da pupila.”

sim a a2 e b2 parecial mais reais e tocantes. principalmente a b2. Foi muito boa. inclusive se pude perceber ou foi imaginacao... a tonalidade de pele mudou ficou mais errubecida... isso tambem...foi muito bom. ja devo ter falado na questao 1..”

cito novamente: pupilas. Mandibula. textura da pele com algumas rugas quando a contracao.”



Voltar para TCC Stuff!